Toureiros, forcados e empresários tauromáquicos querem reunir com a Ministra da Cultura

Os toureiros, forcados e empresários querem reunir com Graça Fonseca, a ministra da Cultura. Pedem reversão do aumento do IVA de 6 para 23%.

01 mayo 2020
Portugal.

A Associação Nacional de Toureiros, a Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos e a Associação Nacional de Grupos de Forcados escreveram uma carta à ministra da Cultura a pedir medidas de apoio ao sector tauromáquico, bem como a adaptação dos espectáculos às medidas de contenção da pandemia de Covid-19 e a redução do IVA para 6%.

Na carta enviada por um conjunto de 1.800 profissionais, estes consideram que integram "uma das áreas mais originais e autênticas da cultura portuguesa e uma das poucas áreas culturais que não têm programas de apoio". "Incorporamos quase 100% de mão de obra nacional, exportamos cultura portuguesa, contribuindo para a divulgação da nossa cultura e para o equilíbrio da balança comercial. Fomentamos o turismo e temos de um impacto económico direto e indireto de muitos milhões de euros, criando emprego e riqueza, muitas vezes em regiões deprimidas do interior", lê-se na carta.

"Queremos promover a confiança, o festejo e a felicidade das pessoas porque é nestes momentos mais difíceis que a cultura é mais precisa do que nunca. Ela é 'o alimento de primeira necessidade para a saúde mental' e não nos podemos esquecer disso", defendem os profissionais da tauromaquia. "É tempo de 'pegar o touro pelos cornos', ir à luta, e muito importante, não deixar de forma nenhuma que o cancelamento de atividades culturais sejam uma tragédia para Portugal."

Os toureiros, forcados e empresários frisam que sem receitas, não conseguem suportar custos de valor elevado como "a alimentação e manutenção de cavalos, a preparação técnica e artística, as equipas de tratadores, veterinários entre muitos outros".

"É urgente que se tomem medidas de apoio nesta fase, que tenham em conta as particularidades deste setor que tutela, e é necessário preparar a fase de retoma dos espetáculos com medidas adaptadas, por exemplo corrigindo com urgência o IVA dos espetáculos tauromáquicos para 6%, que é agora uma medida incontornável de apoio social à cultura e aos artistas", indica a carta, voltando a reversão do aumento do IVA da tourada em dezembro, de 6% para 23%.

Os profissionais pedem ainda uma reunião com Graça Fonseca, onde querem atribuir várias propostas de medidas.

We need your support

AnimaNaturalis exists because billions of animals suffer at human hands. Because they animals need solutions. Because they deserve someone to speak up for them. Because animals need change. Because at AnimaNaturalis we want to build a fairer world for everyone.

The donations of our supporters are the main source of our funds.